Terra Russa
quinta-feira, 31 de julho de 2014
sexta-feira, 18 de julho de 2014
Dança dos cossacos
São famosas as tradicionais danças acrobáticas dos russos, ucranianos e cossacos. Os cossacos são também excelentes cavaleiros. Esse povo nômade e guerreiro vive nas estepes russas ao longo do rio Don inferior, em volta do rio Dnieper, na Ucrânia, e em menor número no Cáucaso, para leste da Rússia, e na Sibéria.
Balalaica
A balalaica é um instrumento musical típico russo de três cordas dedilhadas, de sessenta centímetros (balalaica prima) a um metro e setenta (balalaica baixo) de comprimento, com um corpo triangular (nos séculos XVIII e XIX também oval) levemente curvado e feito de madeira. A balalaica é um dos instrumentos (ao lado do garmon, e, em menor extensão, a jaleica) que são símbolos da música russa.
Balalaica
Balalaica
[budto laiem oborvala
scrípki bala
laica]
[s laiem oborvala]
oborvala [s laiem]
[láiki bala]
láicu bala
laica
(Maiakóvski, 1913)
Balalaica
[como um balido abala
a balada do baile
de gala]
[com um balido abala]
abala [com balido]
[a gala do baile]
louca a bala
laica
(tradução de Augusto de Campos)
segunda-feira, 14 de julho de 2014
Sergei Sergeievich Prokofiev
Natural de Sontsovka, cidade localizada na atual Ucrânia (antigo Império Russo), nasceu no dia 23 de abril de 1891. Filho único, era mimado pelos pais, o engenheiro agrônomo Sergei Alekseevitch e a pianista amadora Maria Grigoryevna.
Demonstrando, ainda criança, um grande fascínio pela música, foi levado pela mãe a estudar no Conservatório de São Petersburgo, onde conheceu o compositor russo Rimsky-Korsakov, principal mentor de seu carreira.
No dia 5 de março de 1953, Prokofiev morreu subitamente, vítima de hemorragia cerebral. Por coincidência, minutos antes também falecia o ditador russo Josef Stalin.
Preocupado com o futuro das crianças que viviam em meio a tão conturbada fase política, resolveu criar uma obra que as distraísse e levasse ao gosto pela arte.
Lançou então, no ano de 1936, um conto musical para crianças: Pedro e o Lobo. Seu objetivo com este trabalho era oferecer aos pequenos uma forma simples de conhecer os principais instrumentos e sons de uma orquestra sinfônica.
Baseado num antigo conto russo, ele deu a cada personagem da historinha uma instrumentação diferente. “Pedro”, por exemplo, é representado pelas cordas, o “Lobo” é a trompa e os “caçadores” são a percussão.
Obras
Óperas:
O Amor por Três Laranjas (1919)
O Anjo de Fogo (1927)
Guerra e Paz ( 1941)
História de um homem real (1947)
Trilha sonora:
Ivan, o Terrível (1942)
Peça infantil:
Pedro e o Lobo (1936)
Piano solo:
Concerto para piano nº1 (1911)
Concerto para piano nº3 (1917)
Sinfonia:
Sinfonia nº1 (1916)
Sétima Sinfonia (1951)
Ballet:
O Bufão (1921)
L' enfant prodigue (1929)
Romeu e Julieta (1938)
Cinderela (1945)
Igor Stravinsky
Stravinsky nasceu em Oraniembaum, uma pequena cidade russa localizada perto de São Petersburgo, em 17 de junho de 1882. Enquanto se preparava para a carreira da advocacia, conheceu o compositor Rimsky-Korsakov, que o incentivou a seguir sua vocação artística. Korsakov percebeu estar diante de uma promessa e passou a dar aulas particulares de piano e harmonia a Stravinsky.
Como a maioria dos músicos no início do século 20, Stravinsky decide viver na França, onde conquista amigos importantes como Claude Debussy e Sergei Diaghilev. Este último o convida a compor obras especiais para sua companhia, os Ballets Russes.
Em 1906, Stravinsky casa-se com Catherine Nossenko. O casal tem quatro filhos, Theodore, Ludmila, Soulima e Milena.
Em 1910, o compositor conclui a música para o balé O Pássaro de Fogo. Encenado pela primeira vez em Paris, o espetáculo oferecia uma orquestração rica em imagens e sons. Obteve sucesso absoluto, proporcionando a Stravinsky o início da fama.
A partir daí, outras obras para balé lhe seriam solicitadas. Em menos de um ano, mais uma vitória. Dessa vez, com Petrouchka, interpretada por Nijinsky. Mas foi com a célebre A sagração da primavera (1913) que seu nome entraria mesmo para a história da música universal.
Piotr Il'yitch Tchaikovsky
Piotr Il'yitch Tchaikovsky, o compositor russo mais conhecido do planeta. Homossexual, sofreu com o preconceito de contemporâneos e com inúmeras desilusões amorosas. A difícil experiência de vida foi a grande responsável por sua música, altamente emotiva, dramática e carregada de sentimentos.
Tchaikovsky nasceu em 1840, na cidade russa de Votkinsk. Um dos seis filhos de uma família de classe média russa, segundo suas próprias palavras, teve as primeiras impressões musicais com as canções populares cantadas pela mãe. Aos cinco anos, aprendeu a tocar piano.
Desde pequeno apresentava personalidade frágil e por qualquer motivo caía aos prantos. "Uma criança de vidro", sintetizou a governanta que o educou. A paixão que nutria pela mãe talvez explique a idealização da figura feminina e a recusa em ver qualquer mulher como uma amante.
Ele morreu em 6 de novembro de 1893, aos 53 anos, ao contrair cólera depois de beber um copo de água não fervido.
Morte duvidosa
As causas da morte de Tchaikovsky nunca foram claras. A versão oficial é que ele bebeu um copo de água infectada com cólera. No entanto, depois foram revelados motivos mais obscuros. Tchaikovsky teria sido convocado para uma reunião com seus antigos companheiros da Escola de Direito. Ao tomarem conhecimento de um possível envolvimento do compositor com um jovem da aristocracia russa, eles teriam dito para o compositor se suicidar caso não quisesse que a questão se tornasse pública. Depois de menos de uma semana do encontro, o músico morreu. Há evidências de que a causa da morte tenha sido provocada por ingestão de arsênico. Mas ainda há a dúvida se ele próprio teria colocado a substância em sua bebida ou se teriam colocado propositalmente.
Ya tebya lyublyu
Diga "Ya tebya lyublyu." Essa é a tradução mais direta e objetiva de “Eu te amo.”
No alfabeto círilico, a expressão é escrita assim: Я тебя люблю
Pronuncie a expressão assim: iá tibiá líublíu.
Ya significa "Eu" em Russo.
Tebya significa "você."
Lyublyu significa "amo."
Terra Russa
O nome Rússia é derivado do Rus, um Estado medieval povoado principalmente pelos Eslavos do Leste. No entanto, este nome próprio tornou-se mais proeminente posteriormente e o país normalmente era chamado por seus habitantes de "Русская Земля" (russkaya zemlya), que poderia ser traduzido como "Terra Russa" ou "Terra de Rus'".
Assinar:
Postagens (Atom)